11 de set. de 2013

Dormir para o lado esquerdo é mais seguro na gestação


Uma das missões da grávida de primeira viagem é encontrar uma boa posição para dormir. Além do conforto, a gestante precisa ter atenção para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
O cuidado deve começar principalmente a partir do terceiro trimestre de gestação, quando a barriga já está bem grande.

Sono e gravidez

A gestação é divida em três fases, nas questões relacionadas ao sono:
Primeiro trimestre – período de maior sonolência. Isso acontece graças ao aumento da progesterona.
Segundo semestre – A disposição volta ao normal.
Terceiro semestre – A fase mais difícil de dormir, em grande parte por conta do desconforto causado pela barriga.
Independentemente do trimestre, a orientação é que a gestante durma diariamente pelo menos oito horas. Para ajudar no conforto, use alguns travesseiros de apoio. O importante é dormir bem e acordar disposta para mais um dia de gestação.

 Bebê e a posição

Fora a questão da circulação sanguínea, a posição de sono da mãe pouco interfere na gestação. É possível até dormir de bruços enquanto a barriga permitir. “Não tem problema nenhum, o bebê está bem protegido”. “Até o sexto mês, as mães conseguem.”
Passar a noite inteira deitada da mesma maneira também não interfere na gestação. O uso de cobertores e a escolha do colchão são decisões que só precisam levar em conta o seu conforto.
O aumento do abdômen pressiona a bexiga. Assim, é normal a gestante ter que levantar durante a noite para ir ao banheiro. A dica é dormir do lado esquerdo da cama. Dessa maneira você terá mais facilidade para sair sem precisar rolar – ou acordar o companheiro.

Fonte: http://meubebe.br.msn.com/gravidez




Nenhum comentário:

Postar um comentário